Estamos “roseificando” nossas filhas?

Na festinha de aniversário da bebeca um dos convidados me disse: “Eu achei a ideia deste brinquedo tão legal mas só tinha rosa!”. Outro convidado me disse que estava espantado como só tinha rosa na loja onde ele foi comprar o presentinho dela.

Foto Jeongmee Yoon -  “The Pink and Blue Project”.

Foto Jeongmee Yoon – “The Pink and Blue Project”

Esta semana uma amiga fala sobre “roseificar” um pouco a filha. Ela, como diversas amigas mães, não evitam o rosa na vida de suas meninas mas também procuram variedade. Por que não trazer todas as cores na vida de nossas filhas? Elas são apenas crianças que merecem um mundo colorido. Não acham?

Confesso que eu ADORO rosa e tenho que me controlar para não deixar o mundinho da bebeca apenas rosa e lilás. Mesmo assim é complicado. Já me vi comprando uma fantasia do Capitão América porque não quis dar mais um item de princesa para ela (única opção que tinha “para meninas” na loja).

Infelizmente, o que mais vemos por aí são opções de brinquedos para elas que fogem totalmente da realidade da mulher do século XXI. As bonecas bebês, por exemplo, são uma gracinha mas por que dá-las só para meninas? Por que não dar brinquedos do cotidiano da casa para os meninos, já que vemos muitos homens tão dedicados a casa e a família quanto as mulheres?

Vamos a uma cena que muitas mães estão acostumadas: a insegurança do pai com relação aos bebês. Eles realmente acham que as mulheres são mais aptas a cuidar deles. Eu e meu marido tivemos exatamente a mesma experiência com bebês antes da bebeca: nenhuma. Mas então, porque sua insistência em procurar a mim para que o “ensine”? Será que eles pensam que nossa “vasta experiência” com bebês de plástico nos tornaria professoras de bebês? Ou será que isto lhe foi “ensinado” quando menino?

Uma dessas amigas mães compartilhou no Facebook este vídeo da GoldieBlox, empresa norte-americana de brinquedos infantis. Ela lançou uma nova campanha publicitária com o intuito de vender uma linha de produtos que incentiva garotas a serem engenheiras. Ele mostra três meninas lançando seus “clichês” para o ar.  É bem interessante, vejam:

Parece que precisaram refazer o comercial… mudando a música original por uma mais…digamos assim… calada!

Como será que as meninas de hoje em dia se sentem ao ver tantos brinquedos rosa, lilás e com este espírito de “dona de casa/dondoca”?

O que vocês acham?

[update]

Genteeeee!!! Várias pessoas não entenderam nada deste post.
Tou ficando desesperada! Não sou escritora mas creio que passei a mensagem que queria.
Será que tanta gente assim não gostava de Interpretação de Texto na escola?

 

[update de 2016]

Não posso deixar de registrar que minha filha recentemente teve alguns destes momentos de indignação em lojas de brinquedos como a menininha do video acima.

Ela também constatou que tinha muita coisa rosa e que ela queria outras cores também.

Ela gosta muito das heroínas. Não sei se perceberam são bem difíceis de encontrar nas lojas. Creio que somente em julho/16 que vi vendendo em apenas UMA loja uma nova coleção de bonecas heroínas de um novo desenho da DC. Caras!

Enfim, Larissa chegou na loja e perguntou para o moço se tinha a Batgirl. Diante da negativa do vendedor ela ficou bem insatisfeita e, com toda aquela sinceridade que só uma criança de 4 anos pode proporcionar soltou: “como não tem Batgirl? tem que ter Batgirl. E a Mulher Maravilha?”. “Não”. “O que? Porque não tem mulher maravilha? Como não tem mulher maravilha? Não tem Batgirl, não tem mulher maravilha…E a Ladybug?”. “Não”. Agradeci ao vendedor e tive que arrastar uma menininha triste para fora da loja.

[update de 2016.2]

Larissa está gostando muito de princesas e heróis. Bonecas e carrinhos.

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s