O quarto montessoriano da bebeca – Tour

Depois que a bebeca nasceu, descobri o Método Montessori pelas andanças na Internet.

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori.
Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma.

os brinquedos foram deixados a mão

os brinquedos foram deixados a mão

O quarto montessoriano se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive.
Assim, tudo no quarto deve estar ao alcance das suas mãos ou da sua visão, para que ela possa ter acesso quando quiser. Desta forma, ela é estimulada a pensar e agir, desenvolvendo assim noções de responsabilidade e confiança.

O quarto montessoriano é pensado para que tudo fique ao alcance das mãos ou da visão da criança, para que ela possa ter acesso quando quiser.

O quarto montessoriano é pensado para que tudo fique ao alcance das mãos ou da visão da criança, para que ela possa ter acesso quando quiser.

Devo confessar que tenho tido problemas com a bebeca na hora dela dormir com o colchãozinho sem as grades do lado. Ela não consegue pegar no sono fácil. Tentamos diversas vezes e continuamos na batalha. Ela tem acordado várias vezes de madrugada, praticamente implorando para entrar dentro do cercadinho (que ainda está no meu quarto). Se alguém tive alguma dica… Por favor!

O espelho tem um função prática (ver e aprender a partir do reflexo, estímulo visual, atividades da vida prática) e simbólica (auto estima, cuidar de si...).

O espelho tem um função prática (ver e aprender a partir do reflexo, estímulo visual, atividades da vida prática) e simbólica (auto estima, cuidar de si…).

antes de mudar o quarto, o canto da leitura ficava assim. aproveitando o bebê conforto como uma deliciosa poltrona. Hoje ela não fica quieta, preferindo escalar o bb conforto, por isso, tirei.

Antes de mudar o quarto, o canto da leitura ficava assim. Aproveitando o bebê conforto como uma deliciosa poltrona. Hoje ela não fica quieta, preferindo escalar o bb conforto, por segurança, tirei.

Então é isso. Se vocês gostaram do assunto, por favor, comentem aqui. Vocês fariam um quarto assim?

Anúncios

4 respostas em “O quarto montessoriano da bebeca – Tour

  1. No quarto não, mas deixei um cantinho na sala para ela, prateleiras com livros infantis na altura dela, puff, brinquedos ao alcance delas, e a casinha com fogaozinho, geladeira e um armario que ela ajudou a fazer, feito com caixa de papelão, mas no quarto prefiro mais tranquildade. O quarto dela é só para dormir, então é só berço e guarda-roupa.

  2. Let, vc demorou muito a implantar o sistema, sua bebeca se apegou aquilo que foi acostumada. Por quase dois anos ela recebeu a informação de que o lugar de dormir era no cercado ou no berço. Chão, tapetes e colchonetes eram só para brincadeiras e sonecas curtas. Ela ainda não entendeu que vc está apresentando uma nova proposta, ela acha que tem algo errado e quer fazer o que entendeu ser o certo. Outra coisa que acontece em quartos que tentam ser montessorianos é o excesso de estímulo. Por isso Montessori diz que o ambiente não deve ser muito colorido nem conter informações demais. Os materiais devem ser dispostos em sistema de rodízio para não superestimular a criança. Se ela acorda e vê um mundo de coisas para ela explorar e nada para segura-la na cama, é claro que ela vai querer aproveitar tudo isso. Minha dica é: deixe as atividades em locais específicos como a sala, o quarto deve ser bem neutro favorecendo o sono, converse com ela na hora de dormir. Se ela estiver bem sonolenta vai ser hipnotizada pela sua voz e a tendência é captar mais o seu recado. Diga que agora ela é uma mocinha e que não precisa mais ficar presa no berço, que pode dormir a noite toda um sono gostoso no seu colchão. Se ela acordar, se adiante e faça um carinho colocando ela de volta no colchão. Se deixar ela se agitar vai ser mais difícil que ela volte a cama. Boa sorte! Há, dia 25 tem curso de Montessori aqui em casa, acho que se vc vier vai ser bom! 😉

  3. Faria se tivesse um outro quarto,fora o dela de dormir,acho importante sim a criança ser independente,mas eu como mãe gosto de ter um quartinho arrumado no estilo princesinha,posso até estar errada,mas eu sou um pouco convencional pra certas coisas!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s